terça-feira, 29 de março de 2011

Experiência Pessoal

Como havia dito, irei postar aqui no blog, algumas informações e dicas sobre o processo para doação de medula óssea. Começarei esta série de postagens com minha experiência pessoal como voluntária cadastrada para doação de medula óssea. Quando fui cadastrar-me para doação voluntária de medula óssea, aproveitei também para doar sangue(450ml), dai o porque do procedimento realizado (que detalharei em seguida) ter sido mais completo e demorando do que se compararmos com quem vai apenas fazer o cadastro para doação de medula óssea que leva torno de 15 minutos e também é um procedimento mais simples e rápido, mesmo assim no meu caso, levei apenas 30 minutos. Inicialmente passei por uma pequena avaliação, fiz um teste para ver a quantidade de hemácias no volume total de sangue, para isso basta um furinho no dedo para determinar o hematócrito, é um teste para saber se estava com anemia, depois foi medida minha pressão e temperatura, em seguida respondi a um formulário de questões pessoais para avaliar meu estado de saúde e histórico de doenças, após a triagem fui levada ao refeitório do HEMOCE para um lanche e finalmente fui direcionada a sala onde seria feita a coleta. Estava muito ansiosa e com grandes expectativas, pois era a primeira vez que eu doaria sangue, devido a falta de experiência fiquei um pouquinho nervosa e receosa, e embora tivesse lido e me informado bastante antes, achava que iria sentir dores e ou efeitos colaterais. Para minha surpresa todo o procedimento foi muito rápido. Sobre a coleta para o cadastro de doação de medula, foi realizada durante o mesmo procedimento da doação da bolsa de sangue, onde fizeram a coleta em um tubinho (5 ml) referente a amostra para cadastramento voluntário de doação de medula óssea. Desta minha primeira experiência, posso afirmar que o pessoal que faz o atendimento nos hemocentros são preparados e atendem muito bem, isso passa segurança para o doador, além disso, é importante frisar que não senti nenhuma dor, não dói mesmo gente, e ainda por cima é um procedimento rápido. Como resultado de todo esse processo de doação de sangue e do cadastro para doação de medula, apresentei apenas um hematoma no lugar da coleta e que sumiu em uma semana e isso para quem vai fazer somente o cadastro voluntário, ou seja, coletar apenas 5ml de sangue nem deve ocorrer. No mais, a sensação de poder com um pequeno gesto ajudar alguém que precisa é indescritível, só posso dizer que valeu muito apena e estou na torcida pela compatibilidade com algum paciente que precisa de transplante. Acompanhe novas postagens, este é mais um espaço para informação e troca de experiências, comente, divulgue, faça sugestões e se informe. Ser voluntário, é ajudar a salvar vidas! Seja voluntário, cadastre-se para doação de medula óssea! Postado por: @Acamocinense

4 comentários:

  1. Minha última doação foi a 15 dias. A doação propriamente dita levou pouco mais que 5 minutos. Realmente é um prazer, e onde fiz a doação também fui muito bem atendido. Vale a pena colaborar.
    André Giandon.

    ResponderExcluir
  2. André, obrigada pelo comentário, importante vc ter compartilhado sua experiência, pois reforça que o procedimento é indolor e rápido!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns @Acamocinense, não apenas pela doação de sangue e cadastro de medula óssea, como também pelo seu depoimento, que tenho certeza, irá incentivar muito mais gente a ter este gesto tão nobre.
    Felicidades.
    Doador de Órgãos
    http://www.twitter.com/doadordeorgaos

    ResponderExcluir
  4. Doador de Órgãos obrigada pela divulgação no twitter. O seu trabalho de conscientização e sensibilização para doação de órgãos é importantíssimo, parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir