segunda-feira, 25 de abril de 2011

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA


Existem muitos mitos e desinformação por parte da população sobre o que seja medula óssea e como se dá a doação da medula, a falta de informação é a principal responsável por afastar a maioria dos possíveis doadores. Para você não fazer parte das pessoas que tem preconceito por desconhecer o processo de doação de medula, coletamos as informações abaixo no site do HEMOCE para esclarecer e elucidar suas dúvidas e mandar o preconceito e o medo de doar de uma vez por todas embora.
O que é Medula Óssea?
A medula óssea é a matriz do sangue e se localiza na parte interna dos ossos semelhante ao tutano dos ossos do boi. Na medula óssea estão as células-mãe, ou seja, aquelas que dão origem aos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.
Quem necessita da doação de medula óssea?
Pessoas com doenças que comprometem a produção de sangue pela medula, como leucemias e aplasia de medula óssea, e crianças com algumas doenças genéticas congênitas.
Como funciona a compatibilidade de doadores?
25% dos pacientes têm possibilidade de encontrar doador compatível entre os irmãos. Caso não seja encontrado entre familiares, procura-se um doador compatível inscrito no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME).
Quais os procedimentos realizados com o doador compatível?
Se houver compatibilidade, o doador é convocado para um exame de sangue mais detalhado. O doador será avaliado por um clínico para verificar seu bom estado de saúde.
Qual a forma de doação?
É o médico responsável pela consulta do doador que irá informá-lo qual a melhor forma de coleta de células para o paciente que receberá a medula, de acordo com a doença e a fase em que se encontra.
Por que se registrar?
Para o paciente você pode ser a única possibilidade de cura. Assim, quanto mais doadores registrados, maior a chance de encontrar um doador compatível. Suas características genéticas serão colocadas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) para consulta quando necessário.
Como a medula óssea é removida?
Existem duas formas:
- Punção Direta:
Coleta realizada com agulha, na região da bacia. Retira-se uma quantidade de medula equivalente a uma bolsa de sangue. Para que não haja dor, é realizada anestesia e o procedimento dura 40 minutos. O doador fica em observação por um dia e após esse período pode retornar a suas atividades normalmente, não restando nenhuma cicatriz, apenas a marca de 3 a 5 punções de agulha.

- Máquina de Aférese:
Coleta realizada pela máquina de aférese. O doador recebe um medicamento por 5 dias que estimula a proliferação das células-mãe, que migram da medula para as veias e são coletadas por acesso de veias periféricas. O processo de coleta por aférese dura em média 4 horas, até que se obtenha o número adequado de células. O único efeito colateral do medicamento é que ele pode causar dor no corpo, como uma gripe.
Como os pacientes recebem a medula?
Depois de um tratamento que destrói a própria medula, o paciente recebe as células doadas por meio de transfusão. Em duas semanas, a medula transplantada já estará produzindo novas células.
Posso doar mais de uma vez?
Dificilmente haverá mais de uma pessoa compatível com o doador, no entanto, se for necessário, pode haver mais de uma doação. A medula do doador se regenera em aproximadamente 15 dias.
Fonte: Hemoce
Postado por: @Acamocinense

Um comentário:

  1. Esta semana estamos somando forças e orações para conseguir o maior número de cadastros de medula óssea para o menino João Daniel mais conhecido como #joaobombeirinho. http://youtu.be/7PHjI6x4AsU #DoeMedula #DoeSangue

    ResponderExcluir