quinta-feira, 2 de junho de 2011

Com o pé na areia...

Olá seguidores do nosso blog, quinta-feira chegou e aqui estou para explanar mais um assunto para vocês.

O tema de hoje será '' corrida na areia''.



Uma das principais dúvidas dos alunos sobre o treinamento de corrida na areia, é sobre como correr, calçado ou descalço?
Quando corremos descalços podemos sentir a areia no pé, sensação que é tudo de bom, porém, o risco de nós pisarmos em vidros, pedras e conchas aumenta. Portanto, aconselho vocês a treinarem preferencialmente de tênis, por segurança, tanto contra os possíveis cortes, como por uma maior estabilização da articulação do tornozelo. Mas experimentem e realizem também treinos descalços, com os devidos cuidados, é claro.


Devemos inicialmente observar se estamos aptos a realizar esse tipo de treinamento. A corrida na areia requer um condicionamento prévio, e exige muito mais do corredor do que a corrida no asfalto. Estudos revelam que a corrida na areia chega a queimar 60% mais calorias por milha (1,6km) do que no asfalto, isso significa que na areia, você emagrece mais. Com o fortalecimento de lombar, abdômen e membros inferiores através da musculação todos poderão experimentar os benefícios do treino na areia. Uma vez na semana é suficiente.

Vários são os benefícios e vantagens desse treino. Um já foi citado acima, o maior gasto calórico. Outro, é a diminuição do impacto sobre as articuação de quadril, joelhos e tornozelos. E também podemos citar o fortalecimento dos membros inferiores. Quanto mais dura a areia, mas as características do treino se aproximam ao do asfalto.

Apesar de diminuir o impacto nas articulações, a corrida na areia é mais vulnerável a entorses das articulações, principalmente do tornozelo.

Alguns cuidados básicos como protetor solar, óculos e boné, já que a areia ajuda a refletir a luz do sol, hidratação a cada 15-20 minutos(dependendo do sol), e aquecimentos e alongamentos antes e depois do treinos não deverão ser esquecidos. O melhor horário para os treinos, seria as das 10hrs da manhã e após as 16hrs.

CARACTERÍSTICAS DAS CORRIDA NA AREIA:
1- Maior gasto energético.
2- Aumento de sobrecarga, exige mais força para correr.
3- Impacto reduzido nas articulações.
4- Menor velocidade.
5- Risco de torções.

Abraços blogueiros,
qualquer dúvida é só entrar em contato.

Sábado a gente se encontra duas vezes, no treino e nas 10 Milhas do Jornal O Povo.

Att Bruno Capelo Furtado
Profissional de Educação Física
brunocapeloo@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário