quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Porque aquecer e alongar?

Como estamos corredores, blogueiros e contabilistas? Espero que bem.

A pergunta que não quer calar...

Porque aquecer e alongar?

O aquecimento é a atividade que irá tirar o organismo do estado de repouso e deixá-lo em condições de realizar um esforço. O aquecimento irá melhorar a coordenação dos movimentos, auxiliando na prevenção de danos que possam ocorrer aos tendões, músculos e articulações. Qualquer praticante de esportes quando bem orientado sabe que nunca se começa um treinamento sem um aquecimento adequado da modalidade que esta praticando.


Em geral, o aquecimento é classificado em uma de duas categorias, porém existe freqüentemente alguma superposição.

Aquecimento geral – quando se realiza algum exercício, ou outro recurso passivo, com o intuito de aquecer o corpo como um todo. Os exemplos deste tipo de aquecimento incluem alongamento e movimentos corporais gerais ou exercícios de “relaxamento” que independem das ações neuromusculares específicas do desempenho antecipado.

Aquecimento específico – este tipo de exercício preliminar proporciona um treinamento das habilidades necessárias na atividade real para a qual o participante está se preparando. São exemplos: para o jogador de golfe, balançar um taco de golfe; para o jogador de beisebol, arremessar bolas de beisebol antes do início da partida; pulos preliminares nos saltos em altura ou com vara para atletas do atletismo, etc.

Os exercícios de alongamento eliminam e/ou reduzem os encurtamentos do sistema muscular e os nódulos musculares; evitam o encurtamento músculo-tendíneo; aumentam e/ou mantém a flexibilidade; diminuem os riscos de lesões músculo-articulares; aumentam a distância e o tempo sobre o qual a força é desenvolvida; aumentam o relaxamento muscular e melhora a circulação sangüínea; melhoram a coordenação, evitam esforços adicionais no trabalho muscular e no desporto; reduzem a resistência tensiva muscular antagonista e aproveita mais economicamente a força dos músculos agonistas; liberam a rigidez e possibilitam melhorar a forma e simetria muscular; melhoram as posturas estáticas e dinâmicas; melhoram problemas posturais que alteram o centro de gravidade provocando adaptação muscular.

De acordo com as informações acima citadas vemos a importância do aquecimento e do alongamento antes do inicio de atividades físicas, assim como a importância do alongamento e volta a calma (relaxamento) após o término das atividades. O conjunto destas variáveis nos permite ter músculos mais fortes e mais saudáveis com menores riscos de lesões.



Att Bruno Capelo Furtado
Professor do Contabilista Campeão
CREF 5592 G/CE



Nenhum comentário:

Postar um comentário