quarta-feira, 17 de agosto de 2011

PORQUE GOSTO DE CORRER!

Correr para mim começa na minha juventude. No início da minha carreira militar, soldado recruta, fui escolhido para representar a Companhia numa competição de mensageiros. Consistia em correr 200 metros e passar uma mensagem de 30 ou 40 palavras ao próximo competidor. Nossa equipe foi campeã e eu nunca mais deixei de correr. Também nunca fui corredor de pódio, mas sempre, durante toda a minha vida militar na ativa, de 1968 até 1996, estava praticamente todos os dias a comandar uma Companhia nas corridas de rua pelos bairros de Deodoro, Realengo e Bangu, no Rio de Janeiro. As versões de músicas de sucesso, as frases, todas com intuito de elevar o moral da tropa e ao mesmo tempo mostrar ao povo o orgulho de ser Paraquedista do Exército. Em Brasilia, onde morei por quatro anos, participei das corridas da primavera, corrida do carteiro, largue o cigarro correndo e várias outras. Todos os sábados livres eram dedicados ao um “longão” no Parque Nacional.
Desse período da vida ficou a saudade, mas a vontade de recorrer ficou comigo desde aquela corrida de 200 metros.
Após minha ida para a Reserva do Exército, já em Fortaleza, continuei a dar minhas corridinhas todos os dias pela manhã, é o meu horário preferido. Acordo 05:00hs ou 05:30hs e normalmente corria 01 (uma) hora. Nessa hora, raciocino com todos os meus problemas, como foi meu dia anterior, o que fazer para melhorar ou reparar alguma atitude.
No ano 2000 comecei a ter problemas com esporão de calcâneo e tive, entre opera e não opera, 06 (seis ) anos afastados das corridas. Retornei, não com muito gás, a partir de 2008, mas sempre se ressentindo do período inativo e vinha sempre o desânimo e qualquer motivo era uma desistência.
Em 2010, comecei de longe a acompanhar a movimentação do Contabilista Campeão e, em 2011, constatei que o projeto era uma realidade, fiz minha inscrição e, desde fevereiro, comecei a realizar meus treinamentos com acompanhamento técnico e, hoje, 16 de agosto de 2011, fiz uma corrida de 10Km em 01h:20min e, com determinação, superação, preocupação com a saúde, busca do bem-estar me vejo aos 62 anos retomando a minha garra de tempos idos.
Corro porque gosto de correr, porque me faz bem. É o tempo do meu dia que sinto que estou cuidando de mim, do meu corpo, da minha mente, da minha saúde. Encontrei na corrida muito mais do que uma atividade física. A corrida é um estilo de vida. Faz parte de mim.
Quando corro minha mente vai além, creio porque não falo nada e nossos pensamentos ficam mais aguçados, acho que pelo aumento do fluxo sanguíneo no cérebro, boas ideias surgem, grandes estratégias surgem para que eu aplique na minha empresa e confesso, dá muito certo e sou muito feliz com isto.

Idelfonso F. Silva – Equipe Contabilista Campeão

Nenhum comentário:

Postar um comentário