quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Erros mais comuns de postura ao correr

Erros mais comuns...


A biomecânica esportiva é o ramo da ciência que estuda o efeito das forças dentro e fora do corpo em movimento ou em situações estáticas (desequilíbrios posturais). A análise técnica de um esporte pela biomecânica é fundamental para interpretar os movimentos realizados. Esse tipo de exame é realizado por meio de vídeos e/ou fotografias do atleta/corredor em movimento. É possível, depois, observar a técnica recorrendo à observação, assim, muito erros dos quais não damos conta podem ser detectados.


Os erros mais comuns são...

1. Correr com a cabeça projetada para frente ou com o tronco demasiadamente inclinado à frente. Os impactos sucessivos podem danificar as articulações de sustentação da cabeça ou coluna vertebral, e uma inclinação excessiva do troco pode prejudicar a técnica.

2. Correr com os ombros tensionados e altos e os braços também. Pode provocar contraturas nos músculos dorsais, deltóides e rombóides, podendo diminuir também a preformance na corrida.

3. Correr com os braços numa posição demasiado baixa. Altera a inércia do corpo e pode alterar o equilíbrio do tronco. Correr com os braços além da linha média do corpo. Além de não ser necessário, pode prejudicar a técnica de corrida. Correr com os braços afastados do corpo em relação ao tronco.

4. Perna esticada no momento do impacto com o solo. Erro perigoso, podendo provocar gravas lesões nos meniscos e ligamentos. O joelho deve apresentar algum grau de flexão no momento de contato com o solo.

5. Corre com as pontas dos pés. Muitos corredores não seguem a seqüência correta de passada (próximo post). Assim, acaba por não estabelecer o primeiro contato com o solo por meio do calcanhar, o que pode levar a lesões no tendão de Aquiles e/ou agravá-las.


Obs 1: Sábado tem treino de apronto para a Corrida do Contabilista, que tah chegando, dia 25 de setembro. E domingo, estaremos na Corrida do Iguatemi.


Att Bruno Capelo Furtado

Professor do Contabilista Campeão

CREF 5592 G/CE

Um comentário: