quinta-feira, 8 de setembro de 2011

RESPIRAÇÃO

Respire...

O corpo humano depende muito do oxigênio para seu bom funcionamento. No caso de atletas e esportistas em geral não basta o corpo possuir um bom desempenho, o corpo deve ter um ótimo desempenho. O oxigênio é o principal agente da atividade cardiovascular e sendo assim responsável pela bomba denominada coração, nosso principal músculo.

Diziam que a inspiração deveria ser feita pelo nariz, pois ele aquece o ar antes de entrar nos pulmões, pois facilitaria a absorção do oxigênio, isto não procedia, ou melhor, procede, mas quando estamos respirando normalmente, numa corrida é diferente, o organismo, músculos, tudo está precisando de ar e você ficar nessa de inspirar pelo nariz e expirar pela boca, não funciona. Além de cansar mais rapidamente poderá sentir uma forte agulhada ou pressão nas têmporas (na lateral da cabeça).

Durante os treinos leves como um trote de aquecimento, por exemplo, o atleta pode inspirar pelo nariz e soltar pela boca, porém quando se trata de uma corrida de um ritmo mais intenso ou mais demorado esse método já não funciona por causa da necessidade da quantidade de oxigênio para a prática da corrida. O ideal e inspirar pelo nariz e pela boca simultaneamente e soltar pelos dois.

Devemos procurar usar o sistema respiratório de forma cadenciada, ou seja, de forma rítmica, sendo auxiliados nesta orientação, da mesma forma que compassos musicais. Enfim dentro do ritmo que melhor o corredor puder administrar, lembrando-o de que o oxigênio é responsável direto para que evitemos dores musculares, câimbras, e todo bom desempenho a ser obtida. Se você aumentar seu ritmo de corrida ou de treino absurdamente, fatalmente sentirá a famosa ‘’dor de veado’’. Porque o diafragma não está devidamente fortalecido com o sobe e desce da respiração, aí vai travar tipo uma câimbra. Para fortalecê-lo devemos correr fraco, para depois correr forte, aumentando gradativamente a corrida a cada etapa do treinamento.

Então pessoal esse negócio de respiração é muito complicado de explicar, ou muito fácil de fazer, deve-se respirar de maneira que você se sinta o mais confortável possível, absorvendo o máximo de ar que puder, ou seja, por todos os orifícios do corpo.

Obs1: Está chegando o grande dia, 25 de setembro. 1° Corrida do Contabilista.





Bruno Capelo Furtado


Porfessor do Programa Contabilista Campeão


brunocapeloo@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário