sexta-feira, 7 de outubro de 2011

INFORMAÇÕES: Princípios do treinamento esportivo

Olá blogueiros campeões...

Como havia comunicado na postagem passada, hoje passaremos informações, bem simples e claras, a respeito dos princípios do treinamento esportivo. Estes princípios norteiam o treinamento, proporcionando o alcance dos objetivos e um melhor desempenho.

Para começar, iremos citar dois princípios:

1° Princípio da individualidade biológica;

Existe uma variabilidade entre indivíduos de uma mesma espécie. Em termos evolucionistas, sabemos que o indivíduo é o resultado das somas de componentes genético e fenótipos.

Os componentes genéticos são a hereditariedade transmitida pelos pais. A conhecida bagagem genética. Fazem parte do genótipo do indivíduo: biótipo, altura máxima, força máxima possível.

Já os componentes fenótipos são características exteriores resultantes da herança genética, das experiências vividas, como por exemplo: as habilidades motoras, o VO2máx observado, nível de desenvolvimento muscular.

A explicação acima é para chegar aqui...

Para cada indivíduo, um determinado estímulo provoca uma adaptação específica, logo, um mesmo estímulo deverá provocar adaptações diferentes em diferentes pessoas.

Por isso, os Contabilistas Campeões são divididos em níveis (iniciantes, intermediário e avançados), e dentro desses níveis cada um realiza o treinamento de acordo com as suas características e condições.


2° Princípio da adaptação;

A adaptação é um dos princípios da natureza. Não fosse a capacidade de adaptação, que se mostra de diferentes modos e intensidades, várias espécies de vida não teriam sobrevivido ou conseguido sobreviver por longos tempos e em diferentes ambientes. A adaptação está intimamente ligada ao fenômeno do stress.

Quando o organismo humano apresenta um equilíbrio estável em relação ao meio ambiente, dizemos que ele está em homeostase. Quebrando ou rompendo essa homeostase, haverá adaptação. Mas para isso ocorrer o organismo precisa receber estímulos ou stresses. Esses estímulos podem ser físicos, conseguido através dos exercícios, bioquímicos, adquiridos com as drogas ou estímulos mentais, como a ansiedade.

Quanto às intensidades, eles ainda vão poder ser classificados como estímulos débeis (não acarretam conseqüências), estímulos médios (apenas excitam); estímulos médios para fortes (provocam adaptações); estímulos muito fortes (causam danos).

Portanto Contabilistas Campeões precisamos continuar buscando essas adaptações, realizando nossos treinamentos, nas mais variadas condições e intensidades possíveis para o organismo receber vários e diferentes estímulos havendo assim a adaptação tão desejada.

Att Bruno Capelo

Professor do Contabilista Campeão

Nenhum comentário:

Postar um comentário