quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Principios Esportivos

Olá blogueiros Campeões...

Voltando ao tema dos Princípios do Treinamento Esportivos, hoje apresentamos os três últimos, concluindo os sete mais estudados e interessantes para nós.

5. Princípio da Interdependência Volume Intensidade;

Este princípio está intimamente ligado ao da sobrecarga, pois o aumento das cargas de trabalho é um dos fatores que melhora a performance. Este aumento ocorrerá por conta do volume e devido à intensidade.

Na determinação da carga de treinamento, o volume se relaciona de forma inversamente proporcional a intensidade.

As qualidades físicas visadas (força e resistência), e em qual período de treinamento realizado (base, específico e competitivo) estão relacionados ao volume e a intensidade.

O volume (quantidade) desempenha papel na base. Esforços de longa duração, com intensidade moderada. O volume esta relacionado à quilometragem, repetições e horas de treinos.

A intensidade (qualidade) leva ao auge da forma física. São trabalhos intensos, em curto espaço de tempo. A intensidade tem como características, velocidade, ritmo, redução de intervalos e carga utilizada.

6. Princípio da Treinabilidade;

A definição para esse princípio é simples e clara. Quanto mais treinado, menos treinável.

Se você já é um atleta ou corredor que já atingiu sucessivos anos de corrida, você dever está no nível de treinamento bem avançado, em seu ‘limite’ genético, então os ganhos de condicionamento serão menores.

Isso é observado facilmente quando começamos a praticar algum tipo de exercício ou quando estamos em processo de emagrecimento. No começo, o condicionamento vem mais rápido, assim como o emagrecimento, mas com o tempo os ganhos e benefícios são mais difíceis de serem alcançados.

7. Princípio da Especificidade;

O nome já diz tudo. Treinamento específico. O treinamento deve ser realizado de acordo com os objetivos esperados. Esse princípio está intimamente ligado ao da individualidade biológica.

Se quisermos evoluir na corrida, nada melhor do que treinar a corrida. Seus gestos motores, técnicas e postura bem executados resultam em economia de energia e melhores resultados.

Claro que podemos realizar atividades paralelas para auxiliar nessa evolução física. Nadar, pedalar e malhar são atividades que terão importância na condição física do corredor, mas a especificidade é fundamental.

Quanto mais próximo das competições, mas específicos devem ser os treinos.

Espero que essas explicações auxiliem vocês a compreenderem melhor os nossos treinamentos.

Obs1: Vem ai o Desafio Contabilista Campeão (27/11/2011). Correr até aonde der. Conheça seu limite.

Obs2: Começamos os preparativos para mais um Natal do Contabilista Campeão (18/12/2011), fique por dentro, acompanhe os informativos.

Obs3: Os preparativos para a Maratona de Santiago do Chile já começaram.
Em breve enviaremos os valores dos pacotes.
www.maratonsantiago.com

Att Bruno Capelo Furtado

Profissional de Educação Física

CREF 5592 G/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário