quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Rumo á Guará...

Rumo á Guará...

Olá Contabilistas Campeões, estou fazendo um curso de Preparação física, psicológica e nutricional para corredores de rua aos sábados e infelizmente não vou poder acompanhá-los na Corrida de Guaramiranga. Então preparei uma postagem com informações relevantes para quem vai subir a Serra neste final de semana.

Na vésperaa...

Descanse o máximo e fique longe do sol;

Alimente-se conforme os hábitos pessoais. Procure evitar alimentos gordurosos (carne bovina, suína, ovos, frituras) e bebidas alcoólicas. Prefira alimentos leves e de fácil digestão. Dê preferência a alimentos ricos em carboidratos (massas em geral, arroz, batata), saladas cruas sem muito tempero, frutas (banana-prata, pêra, maçã, mamão, pêssego, nectarina);

Beba muito líquido, em especial água. Verifique a cor da urina para saber se está bem hidratado. O ideal é que ela esteja bem clara;

Procure deitar cedo e preparar sua mente, se visualizando na chegada em bom estado físico e feliz por ter vencido o desafio;

No diaaa...

Deixe pronta a roupa que vai utilizar e já pregue o número na camisa e também o chip no tênis. Leve um agasalho, camiseta seca, toalha, água e frutas para após a corrida;

Proteja a pele com protetor solar;

Nada de estrear tênis no dia da prova. O melhor é correr com um que já esteja em uso, para evitar problemas com bolhas;

Chegue cedo ao local da prova e evite contratempos.

Continue a beber bastante líquido.

Atenção nas subidas e descidas...

Algumas lições básicas para quem quer melhorar seu rendimento e não se machucar nas subidas...

A subida cansa, e a descida pode machucar. Por isso, musculação nos membros inferiores pode melhorar seu rendimento e evitar lesões.

Passada curta e corpo inclinado para frente na subida. Alargue a passada e flutue na descida. O impacto na descida é maior, então segure o movimento, mas não o trave.

Não esqueça que os movimentos dos braços tornam a corrida mais eficiente. Na subida atuam como pêndulos, passando na altura da cintura. Na descida, servem para manter o equilíbrio.

Não prenda a respiração na subida. Respire fundo, quanto maior o esforço, maior a necessidade de oxigênio.

Não se esqueça de aumentar a amplitude das passadas após a subida. E não é preciso reduzir o ritmo após a ladeira para retomar o fôlego, a própria entrada no plano já lhe proporciona essa sensação.

Defina sua estratégia antes da subida ou descida. Se a subida for no início de uma prova, dose a força utilizada, e pensou em descer forte, execute-a.

Cuidado para não derrapar.

Boa corrida turma...


Att Bruno Capelo Furtado

Professor do Contabilista Campeao

Nenhum comentário:

Postar um comentário