Olá Campeões, espero que tenham aproveitando bem o carnaval. Voltando as nossas atividades, hoje a postagem é sobre um tema importantíssimo. Os cuidados que devemos tomar antes de iniciar qualquer prática de atividade física. Atenção com o tema.
Fazer uma avaliação médica deve ser o primeiro passo para iniciar um programa de corrida, quando trabalhamos com saúde, nunca é demais qualquer tipo de cuidado.
A corrida provoca um estresse para o corpo humano em todas as suas estruturas, músculos, articulações, e principalmente, coração. Algumas respostas a esses estímulos a longo prazo propiciam um bom condicionamento físico, mas também podem levar a lesões ou problemas de saúde: tudo dependerá dos cuidados tomados durante a sua prática.
Para que possamos receber esses estímulos de forma segura alguns cuidados deverão ser tomados, e passar por uma avaliação médica é um deles. Infelizmente, para algumas pessoas, passar por um médico antes do início de uma atividade física é uma grande barreira, e existem até pessoas que desistem de começar algum exercício só ao saber que será exigido um atestado médico.
Hoje, a exigência de liberação médica para a prática de exercícios é um procedimento habitual em todas as academias, nos grupos de corrida e pelos treinadores. A apresentação desses documentos é importantíssima.
Um bom checkup médico pode trazer alguns benefícios para a prática de exercícios pelas seguintes razões:
1. As informações permitem a elaboração de uma prescrição de atividade individualizada e mais eficiente do exercício.
2. Os valores indicados em algumas medidas, como peso, concentração de séricas de lipídeos e pressão arterial, devem ser vistos como forma de motivar a pessoa a aderir o programa de exercícios.
3. Permite avaliar mudanças pequenas do estado de saúde, possibilitando um tratamento precoce.
4. Podem-se identificar problemas de saúde, principalmente os ligados a possíveis cardiopatas, e fazer o controle por meio da própria atividade física ae da supervisão médica.
Além do checkup, outros documentos e testes médicos podem ser pedidos, mas isso é assunto para a próxima postagem.
Att Bruno Capelo
Professor do projeto
Nenhum comentário:
Postar um comentário