sábado, 3 de novembro de 2012

Conhecendo a Fascite Plantar


       Olá Amarelinhos, muitos já ouviram falar e outros até já sentiram essa dorzinha na sola do pé. Hoje falaremos sobre ela, a fascite plantar.
      
       Fascite plantar é a inflamação (inchaço, dor e/oi vermelhidão) na estrutura de sustentação da sola dos pés, a fáscia plantar. O sintoma principal é dor ao redor da base do calcâneo e no arco, sendo normalmente pela manhã ao sair da cama.

       A fáscia é uma faixa apertada de tecido conjuntivo fibroso denso que prende do calcâneo à base dos dedos do pé (viga para a manutenção do arco longitudinal medial). O tendão de Aquiles também se prende no calcâneo. Se o tendão está muito tenso, há uma redistribuição ao longo da fáscia. Se seu pé aplaina ou fica instável durante tempos críticos no andar ou ciclo corrente, o arco dobra puxando a fáscia plantar. Muita tensão pode rasgá-la. Isto resultará em dor e inchaço possivelmente. Quando isso acontece próximo ao osso este pode tentar se curar produzindo osso novo. Isto resulta no desenvolvimento de um esporão de calcâneo. Sem a espora a condição é chamada de fascite plantar. A fáscia retém músculos e tendões na planta do pé e dedos, reduz a compressão das artérias e nervos plantares e digitais e, talvez, auxilia o retorno venoso. Nos triângulos de sustentação existe o coxim adiposo responsável pela diminuição da pressão (amortecedor elástico). Parte da fáscia profunda, inferior às estruturas plantares, é a aponeurose plantar.

       Por vezes, não se conhece a causa da fascite plantar. Ela pode aparecer por: estresse repetido sobre o ligamento no arco do pé,
ter uma perna mais comprida que a outra,
o arco do pé não se dobra o suficiente ou
ter os músculos e os tendões da barriga da perna tensos. Você pode piorar a fascite plantar utilizando sapatilhas que não se adaptam bem, dependendo do comprimento do passo quando está a correr ou do
tipo de superfície em que corre.
       Dor e inflamação na extremidade interior do arco do pé e da extremidade traseira interna do calcanhar são alguns dos sintomas. Pode sentir esta dor durante ou imediatamente após um exercício. A dor pode ser muito pior quando acorda de manhã ou depois de estar sentado (a) durante muito tempo. Esta dor forte melhora depois de dar alguns passos. As radiografias podem mostrar uma saliência no calcanhar (crescimento extra do osso no calcanhar do pé).
       A parte mais importante no tratamento de uma fascite é descansar o pé até se curar. Descansar o pé diminui o inchaço e evita que a fascite piore. Quando a dor diminuir, inicie movimentos normais e lentos. O gelo provoca a contração  dos vasos sanguíneos, o que diminui a inflamação. Coloque gelo moído num saco plástico e cubra-o com uma toalha. Coloque-a por baixo do pé durante 15 a 20 minutos, de hora a hora, enquanto for necessário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário