quarta-feira, 18 de maio de 2011

Informações Profissionais

Ai, é uma cãibraaa...




Olá Contabilistas Campeões...

Muitos de vocês já devem ter sentido uma contração muscular súbita, involuntária e dolorosa de algum grupo muscular, a famosa cãibra. Ela pode durar de alguns segundos a vários minutos, podendo atingir um ou mais músculos. As cãibras são uma das causas mais comuns de dor entre os corredores, associadas especialmente às corridas de longa distância.

As causas da cãibra ainda não estão muito claras. As teorias sugerem que sejam causadas por uma mistura de fatores: atividade física vigorosa (podendo ocorrer durante ou após o esforço), desidratação, perda de eletrólitos (principalmente cálcio e magnésio), alterações metabólicas (provenientes de diabetes, hipotireoidismo, alcoolismo), calor excessivo, falta de alongamento, treino insuficiente, etc. Medicamentos, como diuréticos e remédios para pressão, também podem causar cãibras. Até aspectos psicológicos podem influenciar o atleta/corredor, quanto mais nervoso, mais chances de tê-las.

Muito se comenta sobre depleção de potássio como causa de câimbras. Na verdade, a hipocalemia (baixos níveis sanguíneos de potássio) pode até causar contrações involuntárias, mas seu principal sintoma é fraqueza ou paralisia muscular. O cálcio e o magnésio são causas mais importantes e comuns de câimbras.

Então para prevenir as cãibras é necessário, realize alongamentos antes e após exercícios físicos, hidrate-se, antes, durante e depois do esforço e evite exercitar-se em dias muito quentes. Reponha o sódio em dias de exercícios prolongados e intensos, através de bebidas isotônica/hidrotônica. Equilibre sua dieta, incluindo frutas e verduras em sua alimentação, e as faça de 3 em 3 horas. E não se esqueça de descansar após os treinos.

E se quando você estiver treinando ela atacá-lo:
- pare e alongue a musculatura afetada;

- pressione com força a zona afetada, durante 10 a 15s

- tome bebidas hidroeletrolíticas assim que der;

- baixe ritmo ou pare o treino se não quiser que outra cãibra apareça quando se recuperar.

Obs: sábado é dia de educativos e de longão para nossos corredores.


Att. Bruno Capelo Furtado

Personal Trainer

brunocapeloo@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário